terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ciclos da vida

A vida é feita de ciclos.
Há os naturais; infância, adolescência, juventude, maturidade e, por fim, a velhice.
Há os de aprendizagem; fundamental, médio, superior e além superior (especialização, pós graduação, mestrado e doutorado).
Também há aqueles que são específicos da vida de cada um como o namoro, noivado, casamento, divórcio, novo casamento e por aí vai. Filhos, netos, enteados, anexos, etc.
Muitas vezes nos deparamos com o fim de um desses ciclos, com o início de outro, nos surpreendemos como de uma hora pra outra nossas vidas mudam radicalmente.
Muitas vezes, estabilizados profissionalmente somos derrubados por fatores sobre os quais não temos nenhum poder para impedir sua ação ou mudá-la; exemplo, quando me preparava para encaminhar minha carreira em uma estatal de fabricação de aço( onde já estava a 14 anos), fui surpreendido por uma decisão do presidente da república( Collor) de mudar toda a economia do país e privatizar muitas estatais, resultado perdi um ótimo emprego( todos perderam o emprego na área administrativa), me divorciei, minha microempresa de treinamento e consultoria fechou, fiquei 4 anos desempregado (surgiu uma moda de que profissionais muito qualificados acima de 35 anos eram  caros e com vícios profissionais), tive que interromper meus estudos na faculdade, ou seja. minha vida mudou de cabeça para baixo.
Recomecei do zero, conheci outra mulher, diminuí o padrão de vida em função da inexistência de salário, mudei as expectativas, mudei da capital para o interior, optei por salário menor e vida mais tranquila e hoje não me arrependo!
Voltei a estudar na universidade do interior, me formei, a minha enteada se formou também e nova reviravolta, nova separação, nova mudança radical, vender a (boa) casa que construí, comprar uma casinha velha em bairro popular, cimentar a carreira de professor (lá se vão 18 anos) e  agora a perspectiva da aposentadoria. Vem aí novo ciclo!


2 comentários:

  1. C'est la vie,mon amour! Passei por alguns deste teu relato, só não me separei. Mas desemprego, mudança de profissão, readaptação, mudanças de cidades, e aposentadoria, também já passei. Cansei da aposentadoria - já há 15 anos - e pretendo exercer outra profissão ainda, que gás ainda tem pelo menos um pouco...são as fases da vida. Ótimo texto. bjs.

    ResponderExcluir
  2. Neste friozão não me arrependo de estar aposentada (rsrsrsrs), passei e passo por vários ciclos da vida, mas aprendi a ter resiliência, e adoro a vida no interior... e estou pronta pra novas mudanças, algumas até seriam bem vindas hehehehe...
    Muito bom o teu texto!!!

    ResponderExcluir