domingo, 16 de janeiro de 2011

Uvas brancas

Estou colhendo uvas, brancas, de uma parreira que seu José me deu, na verdade eram duas, uma branca, outra preta, mas o Abacaxi, um cãozinho que morou aqui, comeu a muda de uva preta.
Esta uva, quando está madura, evola uma fragrância suave e adocicada que ativa minhas papilas e me deixa salivando.
O problema é que este cheirinho de uva madura, não só me atiça, mas a todos os pássaros frutívagos e abelhas e formigas das redondezas que gostam do açúcar nela contido.
O problema é assim: tem que ter paciência para esperar a uva amadurecer, ficar bem docinha e, então tem que colhê-la numa velocidade de consumo tal, que as perdas pra esses bichinhos sejam mínimas.
Mas vale a pena, degustar um cacho (ou muitos) de uvas bem madurinhas é sensacional, melhor ainda que não tem nenhum tipo de agrotóxico, são naturais mesmo.
Este ano a produção foi boa, vai render muitos kg de uvas geladinhas.
E ainda dá pra fazer suco, fervendo as cascas da uva. 
Esta semana comprei vinho branco, colonial, e nas refeições misturo 1/2 de suco e 1/2 de vinho, gelo, adoço e bebo um cooler natural.
Muito bom!

Um comentário: