quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O velho pinheiro

Quando nossa família mudou-se, da velha casa de madeira na General Portinho, para a nova e reluzente casa de material no endereço que moram até hoje, tio Merico presenteou o pai com uma muda de pinheiro nativo. Como é uma árvore de grande porte, seu José plantou-o bem no fundo do terreno a fim de que não troxesse riscos pra ninguém, nos fundos existiam terrenos baldios.
 Seu José cuidava do pinheirinho e pensava nos pinhões que ele iria produzir quando ficasse adulto, e o pinheiro foi crescendo.
Pinões
Isso foi no início da década de 70; 40 anos se passaram e lá no fundo do lote estava um pinheiro adulto com um diâmetro de quase 1m, já produzindo pinhas, porém com pinhões pequenos, o pinheiro precisava de outros da mesma família por perto para polinizar direito e os que haviam na vizinhança foram cortados por estarem muito grandes, os vizinhos temiam uma queda sobre suas casas.
A uns dois anos atrás o pinheiro, árvore mais alta da vizinhança, foi atingido por um raio, a descarga elétrica fendeu a grossa casca da árvore perto do chão e expôs o cerne. Estava aberto o caminho para a umidade e insetos atacarem a árvore enfrequecendo-a.
Seu José, quando viu aquilo ficou preocupado, nos fundos agora não era mais terreno baldio, o vizinho  é a Escola Militar com centenas de jovens alunos circulando pelo pátio. E se a árvore cai?
Araucária ou Pinheiro Nativo
Procurou as autoridades para que permitissem o corte do pinheiro, responderam: "não pode cortar, é arvore nativa em risco de extinção", seu José argumentou falando do raio e da casca lascada e que a árvore poderia cair sobre o colégio, resposta: "deixa que caia".
Procurou os militares responsáveis pela escola, mas também não teve sucesso, a resposta foi de que eles falaram com as autoridades e não podiam cortar.
Aí veio o temporal na última terça-feira, rajadas de vento de mais de 100km/h provocaram estragos inúmeros no município, e o velho pinheiro, atingido em cheio pelo tufão, não resistiu, quebrou bem na parte ferida pelo raio pois a umidade e os bichinhos tinham enfraquecido tanto o cerne que restava um pouco mais de um terço são. Toda a sorte é que o vento soprando de sudoeste fez com que a enorme árvore caísse de viés em relação à escola não a atingindo, e também, por ser à noite ninguém estava no pátio,
Pretendemos cortar o pinheiro em cepos, teremos lenha pra lareira pra muitos invernos!

Um comentário:

  1. bah, q côsa! guarda uns pedaços de lenha pra tia nara! auhauhauhauha. seu josé falou, seu josé avisou...
    abraço!

    ResponderExcluir