quinta-feira, 3 de novembro de 2011

De framboesas e Pitangas

Ontem colhemos framboesas e pitangas.
Framboesas
 Meu quintal é pequeno mas abriga diversas espécies frutíferas. Existem coisas de que eu gosto muito.
Gosto de mulher, muito. Gosto de cozinhar, muito, até acho que essa habilidade passei para minha filha, que já é "chef de cozinha". Gosto de ler, muito, tanto que todas as semanas publico os títulos que li na semana, facilidade de quem tem uma biblioteca à disposição no local de trabalho. Gosto de dançar, muito. Gosto de pescar, muito.
Mas como eu ia dizendo, colhemos framboesas e pitangas e eu resolvi fazer licor.
Na época de colher as framboesas, lembro da minha colega e amiga Evanise que adora o licor dessa fruta.
Vidros de licor de framboesa

Pitangas
Uvas brancas ainda verdes
Me considero rico, pois durante o ano todo. sempre tenho algum tipo de fruta amadurecendo em meu quintal, coisa que nem todos têm oportunidade, mesmo tendo pátios grandes; ou falta tempo de plantar ou falta vontade, além de que manter limpo dá trabalho.
Inda esses dias plantei uma muda de jaboticaba ao lado de uma bergamoteira que secou por causa de uma barbeiragem minha; fui fazer uma calçadinha e cortei a raiz da coitadinha, mas ela está ali em pé, servindo de ramada para um pé de maracujá, logo teremos maracujá pra fazer suco e mousse.
As pitangas são a primeira colheita de um pézinho que nasceu guaxo. Também viraram licor.
A colheita de framboesa vai durar um bom tempo, de forma que teremos muitos vidros de licor para preparar.
Depois já será tempo das uvas, cujos cachos a videira vai tecendo com paciência nesses dias ensolarados, de madrugadas frias e tardes quentes.
A uva dá um licor delicioso, além de "in natura" ser uma sobremesa espetacular.
Tenho que buscar umas mudas de parreira que meu pai diz ter guardado pra mim, então teremos uvas brancas e pretas, ô beleza!
Ganho pouco, mas sou feliz!

Um comentário:

  1. Adoro todas as frutas citadas, e também estou nessa de ver a felicidade nas pequenas coisas, e também fazendo minha parte para ter boa saúde! Adotei o "menos é mais", me sinto mais leve, e continuo a faxina ....
    Gosto de internetear, mas ainda acho que nada substitui um bom papo pessoalmente... abrs, sobrinho!!

    ResponderExcluir