sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Carreteiro de Charque

Final de férias, reiniciando as atividades escolares, combinamos para hoje um "faxinão" nas oficinas do Curso Técnico em Mecânica.
Atividade já tradicional entre os professores do curso (uma vez que não há funcionários suficientes para limpar toda a escola), sempre é seguida por alguma confraternização entre os participantes, uma vez é linguicinha assada, outra é churrasco, desta vez foi carreteiro de charque, preparado por este que vos conta a história.
Reunimo-nos às 8h da manhã pra começar a faxina, varremos os dois laboratórios pra tirar o grosso do pó e depois, armados de lava-jato, detergente, vassouras e rodos, partimos pra lavagem do piso, atividade que tomou uma boa parte da manhã. À tarde passamos cera no piso.
Já eram 11:30 quando a Eva me alertou, tá na hora de preparar o "rango" chefia!
Então peguei meus apetrechos: panela de ferro, os suprimentos(charque, arroz, sal, banha, tomate, cebola e alho), minha colher de cabo de madeira e parti pra pilotagem do fogão( Ah! Era pra ser no fogareiro de campanha do Fábio, mas a Eva só trouxe o fogareiro e esqueceu do gás.) na cozinha da sala dos profes.
Haviam outros professores trabalhando na sala.
Quando o charque dessalgado e os temperos começaram a fritar, o cheirinho se espalhou e vários vieram ver o que estava sendo preparado e os inevitáveis comentários aconteceram sobre o aspecto e cheiro bons da comida.
Quando ficou pronto chamei a galera e nos deliciamos, não sobrou nem rapinha na panela!
Ficou tão bom que até eu me abri pra mim mesmo! Hehehehehehe!
A propósito, tem uma receita de carreteiro na revista Tchê (no link a seguir)bem boa, só troquei o azeite de oliva ( que peão nenhum vai ter no meio do campo) pela banha de porco, e acrescentei tomate picado.
http://www.revistatche.com.br/carreteiro.php

4 comentários: