quarta-feira, 11 de maio de 2011

Fúria arrecadatória

A uns dois anos atrás fui multado pelos azuizinhos sob a alegação de excesso de velocidade na rua Álvaro Chaves. De fato, como sempre que venho para o centro da cidade, uso essa rua, evitando as sinaleiras das artérias principais. No sentido centro-bairro, você pega a descida  e se descuidar, facilmente ultrapassa o limite de velocidade, bem baixinho, sinalizado para esta rua pelos tais azuizinhos, ou seja é uma arapuca.
O problema começou com o que estava escrito na multa e o que não estava na multa.
A multa foi aplicada por aqueles radares que ficam escondidos pra pegar os incautos, tira uma foto do carro, mais especificamente da placa e imprime, ao lado, a velocidade em que você foi autuado. Mas na multa original, não tinha foto e nem nº de foto (???!!!).
Naquele dia eu tinha ido ao centro, comprar um violão, na loja Multisom, que fica na Rua do Comércio logo depois da Praça da República. Estacionei em frente a loja. Comprei o violão, paguei, recebi a nota fiscal que guardei no bolso. Detalhe: a nota vem com o nome do comprador e a hora/data da emissão.
Pois acreditem, meus caros leitores, a multa foi aplicada praticamente na mesma hora(diferença de pouco mais de um minuto)  em que eu comprava o violão!!!
O caixa fica no fundo da loja, aí você paga, recebe a nota fiscal, pega a caixa com o violão, vai até o carro,abre o portamalas, guarda a caixa, fecha o portamalas, entra no carro e sai. Outro detalhe: para voltar pela Álvaro Chaves você tem que descer até a 13 de Maio (2 quadras e sinaleira), andar pela 13 de Maio (4 quadras), dobrar a esquerda ingressando na Alvaro Chaves e andar mais 4 quadras até onde estavam os azuizinhos cuidando um aparelho que estava a umas duas quadras pra baixo. no meio da descida (onde se desenvolve maior velocidade), ou seja tem que fazer este percurso todo em pouco mais de um minuto, mas nem que eu tivesse o dom da ubiquidade!!!
Mas o que mais me revoltou não foi nada disso! Na multa diz que eu me deslocava no sentido oeste-leste, ou seja, eu estava vindo para o centro e não voltando para casa!!! Tenham dó!!!
 Como era de se esperar, entrei com um recurso, apontando todas essas incongruências e erros grosseiros pedindo o cancelamento da multa.
Depois de dois anos passados, recebo uma correspondência, dizendo que meu recurso não foi deferido, e agora sim, milagrosamente, dando um nº para uma foto que não existia ( será que não tiraram depois?). Prazo para pagar, e (bonzinhos) um desconto se eu pagar direitinho! A droga toda é que se eu quiser recorrer, vou gastar bem mais do que o valor da multa contratando um advogado.
É assim que se arrecada um dinheirinho a mais para o município!

2 comentários:

  1. Porra tio alemao! Faz uma musica de protesto com o violao e vende pras rádios.

    Também cansei de recorrer de multas, eles nunca deferem.

    ResponderExcluir