Faleceu.
Depois de um longo e torturante periodo de sofrimento, acometido ao mesmo tempo de Mal de Alzeimer, Mal de Parkinson e um avc que atingiu a parte frontal do cérebro. Acompanhamos a parte pública deste processo, enquanto ele tinha mobilidade e alguma capacidade. Não queria parar de trabalhar, dedicado e responsável ao extremo, mesmo com as doenças avançando hesitava em parar para se tratar.Só parou quando não pode mais mesmo, foi perdendo a memória, não lembrava mais os nomes dos objetos, começou desaprender a ler, depois não conseguia mais assinar o próprio nome. Na realidade foi aposentado à força.
Quando comecei a trabalhar na escola fui recebido por ele, cortesmente orientado sobre os procedimentos para começar a trabalhar. Era exemplo de paciência e educação, cordato, muitos se aproveitavam dessa sua característica para abusar e falar mal do curso que ele coordenava. Quando adoeceu, alguns professores ignorantes ou mal intencionados, desconhecendo seus problemas, debochavam e faziam farra de seus lapsos de memória, isso causava a nós colegas diretos, repulsa e desprezo por essas "pessoas".
Fiquei surpreso ao ver no velório, um ou dois desses caras de pau com ar compungido presentes ao local.
Falo do Professor José Carlos Bandeira, que doente, faleceu silenciosamente nesse sábado, 08/10/2011.
Estudioso, trabalhador, dedicado conquistou o respeito dos colegas do Curso Técnico em Mecânica, do qual por muitos anos foi o coordenador.
Quando houve o cancelamento do curso, junto com os demais colegas, lutou pela reabertura e manutenção do mesmo, ajudou na mobilização dos alunos, pais, comunidade, políticos e autoridades, e conseguiu êxito.
Estimulava os alunos a terem interêsse pela profissão, incentivava a pesquisa e o auto desenvolvimento dos alunos, formulava desafios para que desenvolvessem a iniciativa e a curiosidade.
Amava sua profissão.
Hoje nos despedimos dele, com respeito, com carinho. Lembraremos sempre do seu sorriso.
Descanse em paz!
Amém.
ResponderExcluirfiquei sabendo hj, qdo li o post; foi meu colega, excelente. É uma perda.
ResponderExcluirLorení